Gestão e operação,

Como saber se está na hora de montar uma segunda oficina

Encontrar o momento certo para abrir uma segunda loja pode ser decisivo para a sobrevicência do negócio. Com um trabalho de gestão apurado, feito em conjunto com a utilização do sistema, muitos clientes Oficina Inteligente puderam abrir filiais e franquias com bom retorno.

Ainda que o ramo seja o mesmo, a abertura de um novo negócio gera tantas dúvidas quanto a abertura do primeiro. Pensando nisso, o Sebrae listou alguns indicadores que podem te ajudar a identificar se a sua oficina está pronta para crescer e ter uma filial que ofereça serviços complementares ou correlatos. Veja abaixo:

  • A lealdade dos seus clientes – um sinal de que seu negócio pode ser expandindo – é conquistada com uma base sólida de clientes frequentes. Eles estão vindo até você? Isso indica que estão satisfeitos com os produtos ou serviços que sua empresa oferece, e, em teoria, assegura a demanda que justifique uma oferta maior.
  • Os pedidos para você crescer – você ouve com frequência que deveria abrir uma loja ou atuar em outras localidades? Fique atento, pois esse pode ser um ótimo indicativo de que existe para crescimento.
  • O lucro nos últimos três anos – se for contínuo e estável nesse período, é uma evidência de que os negócios vão bem e podem ser ampliados.
  • O crescimento do seu ramo de atuação – se sua empresa atua em um setor em crescimento, é provável que ela também cresça.
  • Necessidade de produtos ou serviços adicionais e complementares – se as vendas vão bem, talvez seja hora de diversificar a linha de produtos ou serviços que sua empresa oferece, para atender os seus clientes de forma mais abrangente.

Leve em conta o desempenho global da empresa e suas expectativas a curto, médio e longo prazo. Ao dar o primeiro passo, tenha um plano de ação em mente. Você entenderá como tirar esse plano do papel no próximo e-book da Oficina Inteligente. Clique aqui para acompanhar as novidades e não perder o lançamento.

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