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Fique próximo do seu cliente com o follow-up por SMS

Não sabe como retomar contato com clientes antigos ou fazer novos? Que tal usar mensagens de texto para  fazer follow-up? Veja neste artigo como você pode usar essa técnica do mundo das vendas e atendimento na sua oficina.

Follow-up é uma expressão que significa acompanhamento em português. Ele existe para auxiliar na fidelização de clientes, afinal, um dos objetivos comerciais de uma empresa é ter clientes satisfeitos e preferencialmente, fiéis. O follow-up se tornou popular porque o consumidor tem muitas fontes de pesquisa à disposição para descobrir inúmeras oficinas que prestam o mesmo serviço que a sua.

O follow-up, que nada mais é do que o acompanhamento comercial, pode ser realizado pessoalmente, quando o cliente está no estabelecimento ou virtualmente, por e-mail e SMS. O contato via mensagens é largamente utilizado por sua facilidade. Elas ajudam a aproximar o relacionamento cliente – oficina e torna possível tratar de diversos temas. Veja como utilizar SMS para fazer follow-up.

 

Faça o primeiro contato

Você precisa ter uma razão para enviar uma mensagem ao seu cliente. Uma boa sugestão é usar a primeira para avisá-lo que você entrará em contato regularmente e compartilhar ou oferecer algo. Ao invés de pedir autorização, você informa e se coloca à disposição. Aqui estão ideias para entrar em contato pela primeira vez:

  • Oferecer um desconto especial em um serviço;
  • Enviar um lembrete sobre a necessidade de realizar um serviço;
  • Compartilhar uma notícia sobre o setor;
  • Compartilhar uma informação útil para o perfil do cliente.

 

Saiba quando entrar em contato novamente

Defina quanto tempo depois você pode fazer o próximo contato. No caso de clientes para quem você acaba de prestar um serviço, envie uma mensagem uma semana depois para saber se está tudo bem, se ele gostou do serviço, se sentiu falta ou precisa de algo. Dê um respiro de pelo menos um mês para clientes com quem você faz um follow-up mais geral.

Existem pessoas para quem você não faz ideia de quando enviar uma mensagem? Então comece com uma ligação para saber se a pessoa precisa de alguma coisa. Se não, pergunte se você pode entrar em contato em cerca de vinte dias. Em caso afirmativo, utilize o SMS. Em todos os casos, coloque-se à disposição para o futuro.  

 

Tente agregar valor ao seu serviço

Você não precisa entrar em contato frequentemente sem ter nada para falar. Faça o acompanhamento até o cliente demonstrar interesse, mas apenas se houver algo para oferecer e compartilhar (como matérias, notícias e promoções que façam sentido para aquela pessoa). Veja uma ideia de SMS para enviar com uma notícia:

“Oi Cliente, da última vez que você esteve aqui na oficina nos contou que costuma utilizar o freio para ficar com o carro parado no farol. Vimos uma matéria essa semana que explica porque é melhor usar o freio de mão. Segue link: https://goo.gl/WM7Ui5. Abraços e até a próxima!”

Demonstre sua preocupação em relação a um problema que ele já teve. Veja outra possibilidade de mensagem para estes casos:

“Oi Cliente, da última vez que você esteve aqui na oficina, fizemos a troca do filtro de ar do seu carro e na próxima visita o ideal é trocar o óleo. Passe por aqui quando quiser para este serviço, é bem rápido. Abraços!”

Gostou dessa ideia para fazer o acompanhamento comercial e ter sucesso junto aos seus clientes? A Oficina Inteligente oferece a funcionalidade de campanhas automáticas por SMS, clique aqui para saber como usar ou entre em contato com a nossa equipe.

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