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Manutenção veicular: onde investir

Se você é proprietário de um centro automotivo ou pensa em abrir o seu, provavelmente se deparou com vários detalhes. Um deles é qual sistema de gestão escolher e como adaptá-lo à sua realidade.

A equipe da Oficina Inteligente sabe que no meio de tantas dúvidas, você já deve ter se perguntado em que nicho de mercado investir. Buscar diferenciação ou “fugir” da concorrência pode ser bastante difícil, por isso trouxemos alguns esclarecimentos do Sebrae para te ajudar.

O mercado de reparos, manutenção e consertos continuará em alta. Uma das razões para isso acontecer, segundo o Portal Nacional de Seguros, é o aumento nas vendas de carros usados nos últimos dois anos.

Uma vez que a concorrência também está procurando sua fatia de mercado, a capacidade de gestão e atendimento, são diferenciais percebidos pelos clientes. É fundamental ter um sistema de gestão para agilizar para tornar o dia a dia mais lucrativo.

Antes de qualquer coisa, é necessário prestar atenção na qualidade dos serviços oferecidos. A mão de obra deve ser capacitada para garantir a qualidade que seu cliente espera. A diversificação do leque de serviços é uma realidade. Quando possível, procure profissionais que têm conhecimentos como elétrica e eletrônica, por exemplo, para ampliar o leque.

De acordo com artigo publicado pelo Sebrae, o setor de funilaria e pintura é o que costuma apresentar mais estabilidade. Se você atua nele, procure inovações como equipamentos de reparo rápido, tintas especiais e protetoras. O nicho de reparação de componentes eletrônicos também está em alta e faltam centros automotivos qualificados para realizar esses serviços.

Invista em melhorias

Busque capacitação técnica para você e sua equipe. Procurem acompanhar o lançamento de veículos e para oferecem a manutenção deles antes da concorrência.

O espaço físico do negócio é importante. Oficinas mecânicas eram consideradas sujas e desorganizadas no passado. Agora clientes e funcionários percebem isso e se sentirão mais confortáveis em um ambiente organizado. Leia este artigo para saber por onde começar essa tarefa.

A segurança do pessoal afeta a qualidade do serviço. Façam uso dos equipamentos de proteção individual: máscaras, óculos, luvas e protetores auriculares, entre outros. Alguns desses são necessários ou não, dependendo das atividades realizadas.

Veja dicas do Sebrae do que você pode oferecer aos clientes:
– Manutenção preventiva para evitar que danos sérios ocorram;
– Alerta de revisões em épocas de férias e feriados;
– Filtro redutor de poluentes pensando no cuidado com o meio ambiente;
– Itens de segurança como extintores de incêndio;
– Promoções e descontos nos serviços com foco em fidelização;
– Acessórios adicionais que agregam valor aos serviços.

Você pode ler o artigo do Sebrae na íntegra aqui. Se estiver abrindo sua primeira empresa, recomendamos que você visite a Feira do Empreendedor do Sebrae em abril deste ano. Faça download do nosso e-book Cliente bom é cliente que volta e aprenda a atrair e fidelizar seus clientes.

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