Gestão e operação,

Oficina mecânica também precisa de networking

Estamos sempre falando aqui na Oficina Inteligente sobre a importância da gestão para que seu negócio se destaque em meio a tantos concorrentes. Pois bem, hoje vamos passar por mais um dos temas dentro do universo de um gestor, o networking.

O termo “networking” significa rede de contatos, uma forma de criar, manter e utilizar as conexões profissionais que você faz, não necessariamente dentro do seu meio de atuação. O objetivo é negociar com esses contatos ou estabelecer novos, conhecendo gente que atua no mesmo segmento ou se interessa por ele. Você pode fazer parcerias com essas pessoas ou apenas se colocar à disposição para também ajudá-las.

Esses contatos podem acontecer de diversas maneiras e lugares, como em cursos, viagens e eventos. Para acontecer de forma natural, é importante frequentar lugares onde você encontre pessoas com interesses em comum com os seus. Falando especificamente do seu negócio, você pode visitar feiras e eventos do setor mecânico e automobilístico, como a Automec, a Autopar e o Congresso Brasileiro do Mecânico.

Essas relações serão úteis para gerar oportunidades para o seu centro automotivo e para o mercado de trabalho, é importante principalmente para empreendedores, que têm funções comerciais e lidam com pessoas. Pode não fazer sentido, a princípio, mas se relacionar e fazer amizades com outras pessoas, é essencial para qualquer pessoa – e também é o que faz de nós, humanos – mas o networking vai além disso, é estar perto de pessoas de confiança e fazer dele, um relacionamento natural.

A equipe aqui da Oficina Inteligente, por exemplo, participou do RD Summit deste ano, o maior evento de marketing e vendas da América Latina. Eles conversaram com muita gente, procurando novidades que possam ser aplicadas ao sistema, oferecendo mais facilidades e inovação aos clientes.

O grande benefício do networking é trocar experiências e informações, ficando perto de pessoas com ideias diferentes das suas e que, muitas vezes, podem ser importantes para os objetivos que você tem em sua empresa. Ou seja, ele é importante para gerar novas ideias e novos negócios, aumentar sua visão criativa, para trocar conhecimentos e para gerar novas soluções.  

Para ler mais sobre networking, recomendamos esse artigo, mas se você tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco, ficaremos felizes em te ajudar. Aproveite para seguir a Oficina Inteligente no Facebook e não perder nada.

< Voltar