Gestão e operação,

Por que um sistema de gestão para oficinas é essencial para empresas da reparação automotiva?

Em um mundo onde a competitividade está cada vez mais acirrada, qualquer deslize na gestão acaba sendo muito prejudicial para os negócios. Segundo dados do IBGE, aproximadamente 50% das empresas fecham antes de completar três anos de vida. Nesse cenário, a maior das causas é a falta de uma gestão eficiente. Ao trazer esses dados para a realidade da reparação automotiva, um sistema de gestão para oficinas passa a ser um aliado vital para a sua sobrevivência.

Diante disso, neste artigo, vamos falar sobre a importância de um sistema ERP para gerenciar os processos de uma oficina automotiva, além dos benefícios que você, gestor, pode obter com esse conjunto de recursos.

oficina inteligente sistema ERP para oficinas automotivas

O que é um sistema ERP?

Um sistema ERP é um software com o qual é possível administrar os processos e dados de um negócio, tornando possível, a partir deles, visualizar o seu desempenho. Além do cruzamento de dados, esse sistema permite que você automatize tarefas de gestão e vendas, como emissão de documentos fiscais ou ações de marketing. A sigla ERP vem do termo em inglês Enterprise Resource Planning, que, traduzido, significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Logo, um sistema ERP é uma ferramenta virtual de gerenciamento estratégico para empresas.

Esse tipo de software é geralmente encontrado em duas versões:

  • Local: acessado através de um programa instalável. Sua manutenção fica geralmente sob responsabilidade da empresa que utiliza o sistema, a qual também precisa realizar disponibilizar um servidor próprio para armazenagem dos dados;
  • Online: acessado através de um endereço da internet. Neste caso, a empresa que desenvolve o sistema se responsabiliza pelo servidor, manutenção e armazenagem dos dados.

Além disso, hoje em dia, com os avanços tecnológicos e a variedade de oferecimentos que o mercado nos traz, é possível encontrar sistemas desenvolvidos para diferentes ramos de atividades. Isso é muito positivo, já que sistemas segmentados possuem recursos pensados especialmente para a realidade desses nichos.

Quais problemas que um sistema de gestão para oficinas resolve?

Uma oficina possui um sistema ERP segmentado e pessoas para alimentá-lo adequadamente com dados obtém quatro benefícios fundamentais. Confira:

Ocorrência de erros

Um sistema de gestão para oficinas automatiza tarefas, reduzindo ou até mesmo dispensando o processamento de dados manual. Por consequência, isso traz mais precisão em tarefas e informações, reduzindo erros de cálculo ou dados incorretos.

Pouca produtividade

As otimizações e automações das atividades também trazem benefícios na gestão de tempo. Isso ocorre porque, com elas, os funcionários não mais ficam sobrecarregados, nem perdem tempo com essas tarefas. Logo, o resultado é um trabalho mais ágil e tempo de sobra para focar em outras atividades.

Não conhecer o custo da sua operação

Um sistema auxilia no controle dos custos ao monitorá-los em cada um dos setores da sua oficina. Consequentemente, fica muito mais fácil gerenciar valores e a precificar. Ademais, ele também permite você enxergar com clareza se a sua oficina está perdendo dinheiro.

Dificuldade para tomar decisões

Por fim, observe que, com um sistema, as informações são centralizadas em um único lugar e se relacionam de acordo com o impacto em cada setor da oficina. Isso é determinante para que o gestor tenha segurança e certeza na tomada de decisões.

Por que um sistema de gestão para oficinas é importante para o meu negócio?

Como vimos acima, quando pensamos na gestão de uma oficina automotiva, usar um sistema segmentado faz toda a diferença. Além disso, é importante lembrar que ele oferece (ou melhor, deve oferecer) recursos que cobrem processos que só existem no ramo. Por exemplo, podemos citar o controle de pátio, ou, ainda, as especificações fiscais voltadas para o ramo da reparação automotiva.

Nesta última situação, temos o caso da automatização para produtos monofásicos, um recurso da Oficina Inteligente essencial para minimização de passivo fiscal de produtos que se encaixam nessa categoria. Confira, no vídeo a seguir, como ele pode ser facilmente ativado através do nosso sistema:

Aprimore a gestão da sua oficina com a Oficina Inteligente

Há mais de 20 anos no mercado, a Oficina Inteligente tem autoridade de sobra para produzir o mais completo sistema de gestão para oficinas automotivas do país. Como resultado, o sistema da Oficina Inteligente possui 180 recursos desenvolvidos especialmente para a realidade do ramo da reparação. Essa variedade é a garantia de uma gestão especializada e afinada com o que você realmente precisa para conduzir o seu negócio.

Então, chegou a hora de dar o próximo passo: conheça os nossos planos, agende uma demonstração gratuita e descubra como podemos transformar a sua gestão.


< Voltar

Deixe um comentário