Atendimento ao cliente,

5 dicas para mostrar a qualidade dos serviços da sua oficina para o cliente

Ao realizar e concluir um trabalho na sua oficina, algumas boas práticas fazem a diferença não apenas no atendimento, mas também para demonstrar os padrões que você estabeleceu para ele. Neste post, trouxemos 5 dicas validadas por empresas do setor para você por em prática no dia a dia das suas operações, mostrando assim para o seu cliente a qualidade dos serviços da sua oficina.

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Um controle de qualidade é indispensável para a excelência dos serviços e da reputação da sua oficina. Isso ocorre porque as boas práticas relacionadas a ele proporcionam a segurança necessária para a sua empresa e para o seu cliente. Nesse sentido, ele garante um controle adequado de todas as etapas dos seus serviços, impedindo erros de execução e, acima de tudo, a transparência do que foi feito para o seu cliente.

Por outro lado, apenas manter esse controle não basta. É importante que você faça com que o seu cliente tome conhecimento dessas práticas para que ele veja que existe um valor real no seu serviço. Para isso, algumas ações são essenciais em todo e qualquer serviço que você fizer.

Diante disso, vamos listar a seguir algumas dessas ações e mostrar como você pode incorporá-los ao fluxo de operações da sua oficina. Ao segui-las, você vai ganhar a confiança do seu cliente e, consequentemente, construir a credibilidade da sua oficina no mercado.

1. Explique o serviço que você realizou

Ao entregar o carro para o seu cliente, apresente todos os reparos e trocas de peças que você realizou no veículo. Nesse momento, é importante que você mostre a importância de cada medida em uma linguagem acessível.

Para isso, evite termos técnicos e, quando for inevitável, explique de forma breve e de fácil entendimento o que eles são ou significam. Essa prática vai contribuir para que o seu cliente desenvolva a confiança dele em relação ao trabalho da sua oficina.

2. Mostre a ele todas as peças que você trocou

Tendo em vista a dica anterior, jamais descarte as peças do carro do cliente que foram trocadas. Além de serem um elemento importante na explicação do serviço realizado, sua apresentação serve como prova da sua integridade do seu trabalho. Dessa forma, deixe-a sempre junto ao carro e não se esqueça de perguntar ao cliente se ele quer levá-las.

3. Faça um test drive

Sugira ao cliente que faça um test drive para que ele comprove por si mesmo que o problema foi realmente resolvido. Deixe que ele dirija o carro; assim, ele vai se sentir mais à vontade e seguro com o que você fez.

4. Apresente o checklist e o termo de entrega

Outra forma de garantir a transparência é apresentar ao cliente o checklist assinado pelo mecânico e com a relação dos serviços realizados. Não se esqueça de que ele também deve assinar o termo de entrega. Esses procedimentos, além de serem um indicador de transparência, também são muito importantes para o seu controle interno. Assim, o cliente tem uma prova do que realmente foi feito, e você, uma de que ele está ciente disso.

5. Forneça a garantia assinada

Por fim, outro documento que você deve fornecer é a garantia do serviço assinada pelo responsável da oficina. Isso faz toda a diferença para o cliente se sinta mais tranquilo e confiante na qualidade dos serviços da sua oficina. Afinal, quem fornece uma garantia documentada tem, acima de tudo, a certeza de que o seu cliente não vai precisar usá-la.

A Oficina Inteligente ajuda você a garantir a qualidade dos serviços da sua oficina

Nós sabemos que implantar novas ações no dia a dia de uma oficina não é algo fácil. Por outro lado, sempre é possível contar com a ajuda da tecnologia para agilizá-los e tornar a rotina da sua oficina mais fácil. Para isso, a Oficina Inteligente oferece a solução perfeita. Com o nosso sistema, você tem acesso a até 180 recursos para um controle abrangente e em tempo real das operações da sua oficina. Isso inclui as que envolvem a demonstração da qualidade do seu serviço, como o checklist e a garantia do serviço:

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