Atendimento ao cliente, Gestão e operação,

Por que a ordem de serviço é importante para uma oficina automotiva?

A Ordem de Serviço (OS) é um dos documentos mais importantes para o bom funcionamento de uma oficina automotiva. Além de oferecer segurança para o seu cliente, ela também é uma peça-chave no controle interno da sua oficina. Neste post, vamos falar sobre esses benefícios e algumas boas práticas que você precisa ter com esse documento para que as vantagens não se transformem em prejuízos.

O que é uma ordem de serviço?

Ao falarmos sobre a importância da ordem de serviço, é preciso entender o que ela é e qual é sua função. Antes de tudo, a ordem de serviço é um documento que serve para oficializar um serviço. Nesse sentido, a partir do momento em que você acerta um serviço com o seu cliente e o registra por meio de uma OS, sua oficina passa a ter uma nova demanda para cumprir. 

Logo, esse documento é gerado exatamente para que todos os profissionais ou setores responsáveis pela prestação do serviço possam ter acesso às informações necessárias. Ou seja, a ordem de serviço é um documento de comunicação interna da sua oficina automotiva.

Por que a ordem de serviço é importante para uma oficina automotiva?

Agora que já sabemos o que é uma ordem de serviço, fica fácil intuir a sua importância dentro de uma oficina automotiva. Tendo em vista que ela registra um serviço que a sua oficina vai realizar, é possível também, através dela:

  • Controlar a produtividade da sua oficina – ela permite que você acompanhe o andamento da realização do serviço e identifique possíveis gargalos que o estejam atrasando;
  • Controlar as finanças da sua empresa – ela é um registro fiel dos valores que entraram na sua oficina através do serviço feito;
  • Ter uma descrição exata da atividade realizada – com a OS, você terá uma comprovação do que foi acordado entre você e o cliente para o caso de eventuais disputas;
  • Ter um recibo de realização do serviço – da mesma forma, você terá uma comprovação de que o serviço em questão foi executado na sua oficina caso precise.

Com isso, mais que comprovamos a importância da ordem de serviço para o seu negócio. Porém, além de tudo o que já mencionamos, é importante mencionar que ela também é muito importante para seu cliente. É o que vamos ver a seguir.

A importância da ordem de serviço para o seu cliente

A ordem de serviço tem forte influência na maneira como seu cliente enxerga sua oficina. Isso ocorre a partir do momento em que, ao emitir uma OS, você transmite profissionalismo e organização. Tal impressão, consequentemente, faz com que o seu cliente se sinta seguro em deixar o carro dele em suas mãos.

Além disso, esse sentimento de segurança também ocorre com o fato de que a sua oficina possui o histórico do serviço e informações relevantes para serviços futuros ou para a garantia dos produtos trocados.  

Mais vantagens com a Oficina Inteligente

Com a Oficina Inteligente, o sistema mais completo para o ramo de reparação automotiva, você pode obter ainda mais benefícios através da emissão das ordens de serviço na sua oficina automotiva. Em todos os nossos planos, é possível efetuar o lançamento das Ordens de Serviço com as seguintes opções:

  • Cadastro do cliente de maneira simplificada;
  • Carregamento dos dados do cliente pela placa do veículo;
  • Lançamento de produtos e serviços;
  • Possibilidade de lançar produtos / serviços não cadastrados anteriormente;
  • Armazenamento de todo o histórico da Ordem de Serviço;
  • Lançamento dos itens de pagamento;
  • Guia de documentos para armazenar fotos de antes e depois do veículo;
  • Envio de SMS e WhatsApp;
  • Impressão da garantia, orçamento, ordem de serviço para o mecânico e aprovação;
  • Envio de e-mail com a garantia, Notas Fiscais, XML em anexo e boleto.

Além desses benefícios, você pode personalizar tanto a sua ordem de serviço quanto a garantia com o logo, título e fonte do seu negócio, deixando-as com a cara da sua oficina:

ordem de serviço para oficina automotiva
Exemplo de OS personalizada com logo e identidade visual da Oficina Inteligente (você pode substituir esses elementos pelos da sua oficina).
personalização da garantia para oficina automotiva
Tela de personalização da garantia com pré-visualização do sistema da Oficina Inteligente

Por fim, o maior benefício que você terá com o nosso sistema é o de preservar o seu computador e seus dados ao usar um produto online e confiável. Isso é essencial, uma vez que você pode colocar sua empresa e o seu patrimônio em risco se utilizar softwares que precisam ser instalados no seu computador, crackeados ou que não sejam confiáveis. 

Os riscos de ter um software para oficina mecânica crackeado

Tentar utilizar um software de graça pode sair muito caro. A exemplo disso, podemos citar como principais riscos de utilizar um software crackeado para oficina mecânica:

  • Perder todas as informações sobre as atividades da oficina e clientes – ao crackear qualquer tipo de software, você expõe seu computador a arquivos e programas de procedência suspeita, o que pode comprometer todas as informações que estejam no software que você utiliza;
  • Sofrer roubo de dados – você pode perder não são só as informações do software crackeado. Outros dados, arquivos e informações que estejam salvos no seu computador também ficam expostos a esse risco ao utilizar esse tipo de artifício;
  • Sofrer processo judicial – ao utilizar um programa de lançamento de OS sem a licença, você está descumprindo a lei e pode ter de responder judicialmente por isso. Em outras palavras, o barato sai caro. 

A Oficina Inteligente é o melhor meio para lançar ordens de serviço

Agora que você está ciente de tudo o que você precisa saber sobre ordem de serviço, é muito mais fácil entender todas as vantagens de utilizar esse recurso com a gente. Para você visualizar de forma ainda mais clara o que a sua oficina ganha com o nosso sistema, fizemos um vídeo onde mostramos, em apenas 2 minutos, como lançar uma OS pela Oficina Inteligente:

Viu como é fácil? Não perca mais tempo: entre em contato com a gente e transforme a sua forma de emitir ordem de serviço.

< Voltar

Deixe um comentário