Financeiro, Gestão e operação,

Registrar entrada de produtos na sua oficina é mais vantajoso do que parece

O registro da entrada de produtos é essencial para a boa gestão da oficina mecânica, centro automotivo e troca de óleo. Engana-se quem pensa que esta prática serve apenas para melhorar o controle de estoque. Após ler este artigo, você perceberá que a entrada é muito importante para organização financeira da oficina e, até mesmo, para redução de custos

O que é a entrada?

Antes de mais nada é preciso entender o que é a entrada de produtos e qual sua função. Basicamente, a entrada é o ato registrar que uma peça foi comprada pela sua oficina mecânica. Quando você realiza esta tarefa simples, por meio do sistema Oficina Inteligente, por exemplo, você pode ter inúmeros benefícios. Confira:

As vantagens de registrar a entrada de produtos

Confira alguns dos principais benefícios de registrar a entrada de produtos na oficina mecânica.

Ajuda no controle de estoque

Este é o primeiro e mais óbvio benefício. A verdade é que o controle de estoque é muito importante para o sucesso de qualquer negócio que lide com compra e venda de produtos. Por meio dele, você otimiza recursos, reduz custos e desperdícios, evita perder vendas por indisponibilidade de produtos, entre outras coisas. 

Cruzar informações – Produtos Comprados x Produtos Vendidos

Quando você registra a entrada de produtos, fica muito mais fácil você comparar se os produtos comprados são realmente aqueles produtos que estão sendo vendidos. Reduzindo, assim, o seu volume de estoque e gastos desnecessários, fazendo as compras de maneira mais inteligente e com maior precisão. 

Gestão financeira – Investimento total em mercadoria

Este é um dos principais benefícios do registro de entrada de produtos. O custo com mercadoria é um dado muito importante para a gestão financeira da sua oficina. Por meio dele, você consegue saber exatamente o quanto você comprou de produtos em um mês, por exemplo. 

Outro benefício é cruzar essa informação com o total gasto com mercadoria, que é extraído do Contas a Pagar. Assim, você compara o Total Comprado x Total Pago de mercadoria em determinado mês. Essa informação nunca é idêntica porque as compras de um mês vencem, normalmente, no mês seguinte e ainda podem ter sido parceladas.

Desta forma, você pode realizar um planejamento financeiro muito mais preciso.

Gestão financeira – Evitar pagamento errado

Existem três formas de evitar pagamentos de boleto de compras não realizadas:

1ª – No momento da chegada da mercadoria já se lançar a entrada através da DANFE e já incluir as faturas no Contas a Pagar. Esse processo pode ser feito automaticamente através do XML, onde já existe toda a informação dos produtos e suas faturas relacionadas, sem erro nem esforço.

2ª – Quando chegar os boletos ou faturas, antes de lançar no Contas a Pagar, você pode fazer uma busca nas entradas realizadas e conferir se o valor comprado se está correto.

3ª – Você pode realizar uma busca em todas as entradas de determinada autopeça na semana ou quinzena, agrupar todas essas entradas em uma ou várias faturas no Contas a Pagar. Assim, fica bem mais fácil fazer o cruzamento, lançamento e controle quando a autopeça lhe enviar o fechamento e boletos de pagamento.

Histórico de compras com o mesmo fornecedor

Quando você percebe que está comprando muito com determinado fornecedor, isso pode aumentar seu poder de negociação na hora de pedir um desconto, ou estender os dias de pagamento, por exemplo.

Histórico do preço do produto

Saber o quanto um produto custava é importante para conseguir calcular o impacto que um possível reajuste pode estar causando nos seus custos. Além disso, permite que você estabeleça um novo valor de venda e margem de lucro, se necessário.

No momento do lançamento da entrada do produto, é possível fazer com que o sistema já calcule o novo valor de venda. Este novo preço leva em conta o markup determinado para aquele produto ou grupos de produtos. Assim, você evita perda de rentabilidade e trabalho manual.

O histórico também te ajuda em uma nova compra da mesma mercadoria. Assim, você pode negociar com o mesmo ou novo fornecedor. O que te ajuda a evitar pagar mais caro ou, até mesmo, negociar um volume maior para conseguir um desconto.

Outros benefícios da entrada

  • Atualizar cadastro fiscal dos produtos, como NCM e ANP;
  • Acessar as informações do produto com maior facilidade em caso de devolução;
  • Guardar o pdf da DANFE e XML no sistema, atrelada a sua entrada;
  • Comparativo de vários fornecedores e marcas diferentes.

Como registrar a entrada do produto

Após entender todas vantagens de realizar a entrada de produtos na sua oficina, é hora de descobrir como se realiza este processo. No vídeo abaixo, em um minuto, você verá que pode ter todos os benefícios que a entrada de produtos gera para sua oficina em poucos cliques. Confira:


Deixe sua gestão mais prática e ágil com o Oficina Inteligente

Viu como é fácil? Agora, ciente de tudo o que você precisa saber sobre a entrada de produtos, é muito mais fácil entender todas as vantagens de utilizar essa funcionalidade do nosso sistema. 

Estamos empenhados em fazer sua oficina mecânica, centro automotivo ou troca de óleo prosperar. Oficina Inteligente é o primeiro sistema de gestão 100% online focado no setor de serviços automotivos. 

Otimize seu tempo deixando sua oficina mais eficiente e inteligente. Conheça nossos planos e entre em contato com a gente. Teremos muito prazer em atendê-lo. 

< Voltar