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O que é e como aumentar o ticket médio da sua oficina mecânica

Aumentar a receita e lucratividade é o principal objetivo e, mais do que isso, é a premissa de qualquer empresa. O que nem todo mundo sabe é que existem algumas maneiras diferentes de alcançar este crescimento. Uma delas é o ticket médio.

Muito se fala, por exemplo, em atrair mais clientes para sua oficina mecânica, centro automotivo ou troca de óleo. Mas essa é apenas uma das maneiras de aumentar sua receita. Uma outra estratégia, que pode ser até mais eficiente e bem-sucedida, é o aumento do ticket médio. E é sobre isto que falaremos hoje.

O que é (e como calcular) o ticket médio

O ticket médio é um conceito relativamente simples, mas que nem todos os donos de oficina mecânica compreendem. Ele é o número que aponta quanto, em média, um cliente gasta em uma empresa, seja em serviços ou produtos.

Portanto, para calculá-lo é só considerar o faturamento total de um período de tempo (um mês, por exemplo)  e dividir pelo número de clientes que foram atendidos durante este mesmo período. Portanto:

TICKET MÉDIO = FATURAMENTO TOTAL / NÚMERO DE CLIENTES ATENDIDOS

Imagine, por exemplo, que uma oficina faturou R$15.000,00 em um mês. Neste mesmo período, foram atendidos 100 clientes. Isso significa que o ticket médio por cliente é de R$ 150,00, já que R$ 15.000 dividido por 100 é igual a 150.

Por que é importante aumentar o ticket médio

Agora que você aprendeu como o ticket médio é calculado, também vale muito a pena entender porque é tão importante tentar aumentar o valor que cada cliente gasta na sua oficina.

Quando sua estratégia para aumentar sua receita é apenas atrair mais clientes para a sua oficina mecânica, você pode estar arrumando alguns problemas. Acontece que toda oficina tem uma área limitada e um número restrito de colaboradores. 

Por isso, naturalmente, quando você atrai mais clientes os tempos de espera e de realização de serviço tendem a ser maiores. Aliás, ter uma fila com muitos clientes pode, inclusive, fazer com que a qualidade do atendimento caia, o que pode ser uma grande dor de cabeça no longo prazo. 

Aumente a lucratividade, sem prejudicar o atendimento

Quando você trabalha pelo aumento do ticket médio, por outro lado, você faz com que seu faturamento aumente sem ter que lidar com esses transtornos, já que o número de clientes e veículos na oficina não está diretamente relacionado com aumento do ticket médio. A única variável que vai aumentar é o valor que seus clientes vão gastar naquela compra. 

Mas é bom lembrar que NÃO VALE TUDO na hora de fazer com que seus clientes gastem mais na sua oficina.

Muita calma nessa hora

Ao mesmo tempo que o aumento do ticket médio é muito importante para a prosperidade da oficina mecânica, centros automotivos e trocas de óleo, é preciso usar o bom senso no momento do atendimento ao cliente.

Confira alguns cuidados importantes:

    • Antes de oferecer mais serviços ou produtos, conquiste a confiança do cliente mostrando que você está apto para realizar o serviço que o levou até a oficina;
    • Jamais aja de má fé, tentando enganar o cliente com serviços e produtos que não sejam necessários ou que não possa interessá-lo;
    • Quando for oferecer um serviço ou produto extra, seja bem sincero, transparente e didático, explicando porque aquilo pode ser bom para ele;
    • Não arrisque a confiança que o cliente tem na sua oficina. 

Qual a melhor maneira e o melhor momento de oferecer mais produtos/serviços?

Uma boa maneira de oferecer mais serviços e/ou produtos para o seu cliente, é seguindo este passo a passo:

  1. Enquanto você identifica qual serviço deverá ser feito para resolver o problema que levou o cliente até oficina, aproveite para checar o desgaste ou as condições de outras peças;
  2. Faça o orçamento, pedindo para que o cliente aprove a execução do serviço principal; 
  3. Após a aprovação, de forma bem explicada e olhando nos olhos do cliente, fale sobre a possibilidade de trocar algum outro componente do carro. Seja honesto quanto a real necessidade daquele serviço. Uma boa dica é ter uma peça nova em mãos para que o cliente veja o que precisa ser trocado. 

O ponto central é mostrar que você está oferecendo aqueles produtos e serviços por um bom motivo. Mostre que você não quer apenas vender, mas ajudá-lo a prevenir outros problemas e dores de cabeça em um futuro próximo.

Dicas de como aumentar o ticket médio na sua oficina mecânica

Suas chances de aumentar o ticket médio serão maiores dependendo de diversas variáveis. Confira as principais delas:

  1. Sua oficina deve transmitir uma boa impressão. Para isso, organização é essencial;
  2. Transmita profissionalismo. Seja atencioso no atendimento e ofereça coisas que o cliente realmente pode precisar ou querer;
  3. Esteja pronto para atender. Ofereça uma boa variedade de serviços e produtos;
  4. Faça promoções. Exemplo: no serviço de balanceamento e alinhamento o cliente ganha uma regulagem de farol.

Conclusão

O trabalho para aumentar o ticket médio da oficina é de extrema importância, porque permite que o faturamento aumente, sem impactar tanto a qualidade e demora do atendimento e do serviço.

Mas é sempre importante lembrar de fazer isso de maneira muito profissional, honesta e transparente. Afinal, você não precisa arriscar de perder a confiança do cliente. Por mais que a conduta de empurrar serviços e produtos para o cliente possa parecer vantajosa na hora, tende a causar danos irreversíveis para reputação do seu negócio no longo prazo.

Conte com a Oficina Inteligente

Como vimos, o aumento do ticket médio depende muito do atendimento e da atenção dada ao cliente. Por isso, é muito importante que você se dedique em proporcionar uma boa experiência para seu cliente.

Para que você possa atendê-lo com mais qualidade e se dedicar às atividades que realmente importa na gestão da sua oficina, que tal contar com o apoio da Oficina Inteligente? 

Somos primeiro sistema de gestão dedicado aos serviços automotivos 100% online. Queremos trabalhar pela prosperidade e crescimento da sua oficina mecânica, centro automotivo ou troca de óleo. Entre em contato com a Oficina Inteligente.

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