Financeiro, Gestão e operação,

3 dicas para a sua oficina vencer a crise econômica

Uma crise econômica sem precedentes atingiu o Brasil e o mundo nas últimas semanas em função das medidas necessárias para o combate ao Covid-19. Neste cenário, a perspectiva é que as muitas dificuldades que estão atingindo especialmente as micro e pequenas empresas se estendam ao longo dos próximos meses. Pensando neste momento, listamos três dicas essenciais para ajudar a sua oficina a vencer a crise econômica.

1. Mantenha a saúde do seu caixa

O fato é: nenhuma empresa quebra se tiver um caixa minimamente saudável. Este ponto que vale para qualquer negócio em qualquer circunstância, mas é especialmente importante para empresas de serviços automotivos neste momento de crise. Logo, é importante estudar o seu fluxo de caixa para que você possa tomar as decisões corretas para preservá-lo neste período e se estruturar para colocar as demais dicas em prática.

Leia mais: A importância do controle financeiro na oficina automotiva

2. Priorize o curto prazo

Em circunstâncias normais, o médio e o longo prazo devem ser extremamente importantes para o desenvolvimento e prosperidade da sua oficina automotiva. Porém, diante deste cenário, você deve priorizar o curto prazo. Na prática, isso significa adotar as medidas a seguir.

Fazer promoções

Procure fazer promoções nos próximos meses para liquidar do seu estoque todos os produtos que costumam ter pouca saída, para transformá-los em caixa.

Manter uma margem de lucro saudável

Preserve a margem de lucro para os produtos e serviços que costumam ter uma procura maior. Não sacrifique esta receita importante para o seu negócio.

Postergar despesas

Neste momento, seu contador será de suma importância. Consulte-o para saber como você pode pagar seus impostos a prazo e parcelados até o limite da sua Certidão Negativa de Débitos (CND). Só tenha o cuidado para não ficar com o nome sujo.

Negociar com seus colaboradores

Considere essa alternativa uma vez que o Governo está abrindo possibilidades para que isso seja realizado dentro da legislação. Entre elas, estão o uso da prerrogativa de férias e a negociação da redução do salário em função da redução da carga horária de trabalho. Portanto, pesquise e considere essas possibilidades, mantendo a transparência com seus colaboradores.

Antecipar seus recebíveis

Outra possibilidade é antecipar o recebimento do dinheiro das vendas que você fez pelo cartão de crédito, por exemplo. Por mais que isso envolva o pagamento de um percentual maior destas vendas, é indispensável que você conte agora com esse dinheiro extra para manter a possibilidade de ter um fluxo de caixa neste período.

Suspender todos os investimentos de longo prazo

Por fim, caso você tenha dinheiro para investir, concentre-se naqueles investimentos que lhe darão um retorno mais imediato.

3. Mantenha-se positivo e determinado

A sua mentalidade empreendedora neste momento é tão importante quanto todas essas dicas práticas. Nesse sentido, períodos de crise, apesar de extremamente difíceis, nos permitem crescer e evoluir como gestores e, principalmente, como pessoas. Logo, para a sua oficina vencer a crise econômica, é essencial manter um pensamento orientado para a resolução de problemas. 

Veja mais dicas para a sua oficina vencer a crise econômica

As dicas acima são um pequeno um resumo de uma live hosteada pela startup Conta Azul com a presença de Marcos Perillo e Vinicius Roveda. Além dessas orientações, você pode conferir, no vídeo a seguir, opiniões sobre outros pontos importantes, como o relacionamento com seus fornecedores e instituições financeiras:

Esperamos que todas essas dicas ajudem a sua oficina. Por fim, não se esqueça de que você poderá contar com a Oficina Inteligente para uma gerenciamento detalhado das suas informações e valores. Assim, você poderá tomar as melhores decisões para a sua oficina vencer a crise econômica.

< Voltar

Deixe um comentário