Financeiro, Gestão e operação,

Como sua oficina vencerá a crise

Uma crise econômica sem precedentes atingiu o Brasil e o mundo nas últimas semanas em função das medidas necessárias para o combate ao Covid-19. Neste cenário, a perspectiva é que as muitas dificuldades que estão atingindo especialmente as micro e pequenas empresas se estendam ao longo dos próximos meses 

Para te ajudar neste momento, listamos algumas dicas essenciais para te ajudar a atravessar essa turbulência da melhor maneira possível. Confira:

  1. O Caixa é Rei

Este é um ponto que vale para qualquer negócio e em qualquer circunstância. Mas é muito mais importante para empresas de serviços automotivos neste momento de crise intensa. 

É baseado nesta premissa que todas as demais dicas serão estruturadas. Nenhuma empresa quebra se tiver um caixa minimamente saudável. Agora, você só precisa entender como preservar o seu caixa nos próximos meses.

  1. Priorize o curto prazo

Em circunstâncias normais, o médio e o longo prazo devem ser extremamente importantes para o desenvolvimento e prosperidade da sua oficina, centro automotivo ou troca de óleo. Mas, neste cenário, você deve priorizar o curto prazo. Na prática, isso significa:

  • Nos próximos meses, você deve fazer promoções para liquidar do seu estoque todos os produtos que costumam ter pouca saída, para transformá-los em caixa;

 

  • Mantenha uma margem de lucro saudável para os produtos e serviços que costumam ter uma procura maior. Não sacrifique esta receita importante para o seu negócio;

 

  • Postergue despesas: Neste momento, seu contador será de suma importância. Consulte-o para saber como você pode pagar seus impostos a prazo e parcelados, até o limite da sua Certidão Negativa de Débitos (CND). Só tenha o cuidado para não ficar com o nome sujo;

 

  • Negocie com seus funcionários: O governo está abrindo possibilidades para que as empresas negociem com seus funcionários. Entre as alternativas estão o uso da prerrogativa de férias e até a negociação da redução do salário, em função da redução da carga de trabalho. Pesquise e considere essas possibilidades, sendo transparente com seus colaboradores;

 

  • Antecipe seus recebíveis: Outra possibilidade é antecipar o recebimento do dinheiro das vendas que você fez pelo cartão de crédito, por exemplo. Por mais que isso envolva o pagamento de um percentual maior destas vendas, é indispensável que você conte com um dinheiro extra agora, para continuar com a possibilidade de ter um fluxo de caixa neste período.

 

  • Suspenda todos os investimentos de longo prazo. E, caso você tenha algum dinheiro para investir, se concentre naqueles investimentos que te darão um retorno mais imediato.

 

  1. Mantenha-se positivo e determinado 

Tão importante quanto todas essas dicas práticas, é sua mentalidade empreendedora neste momento. Períodos de crise, apesar de extremamente difíceis, nos permitem crescer e evoluir enquanto gestores e, principalmente, como pessoas. Tenha sempre essa mentalidade de solucionar seus problemas. 

  1. Veja mais dicas sobre como vencer a crise

Essas dicas são pequeno um resumo de uma live realizada pelo Conta Azul nas redes sociais. Recomendamos que você assista essa live, anotando os pontos mais importantes para você. A busca e o compartilhamento de informações estratégicas é mais importante do que nunca.

Neste vídeo, você vai encontrar, além dessas dicas, outros pontos que tratam do relacionamento com seus fornecedores e instituições financeiras.

Esperamos que todas essas dicas ajudem o sua oficina. Lembre-se que você pode contar sempre com a Oficina Inteligente.

Confira o Vídeo Completo

< Voltar