Financeiro, Gestão e operação,

A importância do controle financeiro na oficina mecânica

Dentre todos os desafios vividos no dia a dia de oficinas mecânicas, centros automotivos e trocas de óleo, o controle financeiro é, sem dúvidas, um dos pontos mais determinantes para o sucesso.

Para que qualquer negócio cresça e prospere, não basta apenas ter uma cartela de clientes fiéis e uma boa prestação de serviço. É claro que isso é indispensável, mas também é muito importante ter uma gestão organizada e bem estruturada. Assim, você diminui o risco de ficar com aquela impressão de que está trabalhando mais do que recebendo.

O que é o controle financeiro?

Primeiro, é importante entendermos o que significa o controle financeiro. Na prática, o controle financeiro é a organização das informações que permitem que o gestor do negócio tenha clareza de todo o dinheiro que entra e sai da sua oficina mecânica, por exemplo. 

E, mais do que isso, são os dados que vão permitir que você tome as melhores decisões para o crescimento. Alguns exemplos de informações importantes para o controle financeiro são:

Controle diário de caixa:

É o registro das entradas e saídas de dinheiro e o saldo do caixa.

Controle bancário:

Registra a movimentação bancária e controla os saldos existentes.

Controle de vendas:

Acompanha diariamente as vendas e o total que vendido durante determinado período (dias, semanas, meses ou ano).

Controle de contas a receber:

Controle dos valores a receber, no caso de vendas a prazo, por exemplo.

Controle de contas a pagar:

Controle das contas que ainda devem ser pagas pela oficina.

Controle mensal de despesas:

É a soma de todas as despesas acumuladas ao longo do mês.

Controle de estoque:

Informações sobre quais produtos precisam de reposição e quais estão parados no estoque. Permite que as compras sejam feitas com maior precisão.

Por que o controle financeiro é tão importante?

O fato é que, sem dúvidas, a organização das finanças é o pilar mais importante para o sucesso de qualquer negócio. Com todas essas informações em mãos, fica muito mais fácil diagnosticar, de forma mais realista, como está a saúde financeira da sua oficina, centro automotivo ou troca de óleo. Afinal, é indispensável que um gestor saiba, com precisão, como está as suas receita, suas despesas e, enfim, como pode deixar essa balança mais favorável.

Como o controle financeiro ajuda sua oficina mecânica?

Quando o controle financeiro é bem feito, permite que você

  1. Tenha controle das contas a pagar e a receber, diminuindo o risco de terminar o mês no vermelho ou com dívidas por falta de organização;
  2. Projete o seu fluxo de caixa, o que te ajuda a planejar o crescimento da sua oficina de forma financeiramente sustentável e investindo de forma mais inteligente;
  3. Faça as compras para seu estoque de maneira mais precisa, evitando gastos desnecessários.

E isso é só começo. O fato é que ser financeiramente organizado impacta em todas as outras partes do negócio, desde a gestão de pessoas até a sua capacidade de planejar o crescimento da sua oficina e próximos investimentos que podem ser feitos. 

Fazer o controle financeiro na sua oficina mecânica é mais fácil do que você imagina

Mesmo sendo tão positivo, nem todas as empresas de serviços automotivo fazem o controle financeiro. Às vezes porque não percebem o quanto é importante e, outras vezes, porque não sabem ao certo como fazer. 

Houve um tempo em que, de fato, ter um bom controle financeiro demandava muito tempo de trabalho dedicado a fazer contas e organizar todas as informações de entradas e saídas que aconteciam ao longo dos dias, meses e anos. Mas, por sorte, isso não precisa mais ser assim.

Hoje é possível que todos os processos e cálculos sejam feitos de maneira muito mais prática. Mais do que isso, é possível ter relatórios gerados automaticamente que permitem que você tenha todas essas informações de forma mais organizada. Tudo isso é possível desde o plano mais básico da Oficina Inteligente.

Conte sempre com a Oficina Inteligente!

Com a Oficina Inteligente você faz a gestão de vendas, financeiro. estoque, entre muitas outras funcionalidades, sem dor de cabeça e de forma personalizada. Veja, por exemplo, como é fácil lançar uma conta a pagar e como nosso sistema já organiza essas informações para você:

Deixe a Oficina Inteligente trabalhar pelo sucesso da sua oficina

A Oficina Inteligente é um sistema para empresas de serviços automotivos 100% on-line. É o primeiro sistema de gestão para oficina mecânica do Brasil e também o mais seguro. Conheça nossos planos e entre em contato conosco. Ficaremos muito felizes em trabalhar pelo sucesso da sua oficina, auto center ou troca de óleo.

< Voltar