Financeiro, Gestão e operação,

A importância do controle financeiro na oficina automotiva

O controle financeiro da oficina automotiva é, sem dúvidas, o ponto de partida que para os empreendedores do ramo tenham sucesso. Nesse sentido, não basta apenas ter uma cartela de clientes fiéis e uma boa prestação de serviço. Antes de tudo, é fundamental que você organize e estruture a gestão do seu negócio para eliminar não só o risco de trabalhar sem receber, mas também o de comprometer o próprio funcionamento da sua oficina.

Logo, pensando nessa ação de primeira necessidade, produzimos o primeiro artigo de uma série especial para ajudar você, gestor da reparação automotiva, a entender a importância e os principais setores do gerenciamento das finanças do seu negócio.

O que é controle financeiro?

Na prática, o controle financeiro é a organização das informações que permitem que o gestor tenha uma visão clara de todos os valores que circulam dentro da empresa, sejam em forma de dinheiro ou bens. Esses dados, por sua vez, vão permitir que você tome as melhores decisões para o crescimento do seu negócio.

Alguns exemplos de informações que fazem parte desse tipo de controle:

  • Controle diário de caixa: é o registro das entradas e saídas de dinheiro e o saldo do caixa;
  • Controle bancário: registra a movimentação bancária e controla os saldos existentes;
  • Controle de vendas: acompanha diariamente as vendas e o total que vendido durante determinado período (dias, semanas, meses ou ano);
  • Controle de contas a receber: registra os valores a receber (por exemplo, vendas a prazo);
  • Controle de contas a pagar: relaciona as contas que ainda devem ser pagas pela oficina;
  • Controle mensal de despesas: é a soma de todas as despesas acumuladas ao longo do mês;
  • Controle de estoque: envolve as informações sobre quais produtos precisam de reposição e quais estão parados no estoque. Ele permite que as compras sejam feitas com maior precisão.

Por que o controle financeiro é tão importante para uma oficina?

A organização das finanças é o pilar mais importante para o sucesso de qualquer negócio. Com todas essas informações em mãos, fica muito mais fácil diagnosticar, de forma mais realista, como está a saúde financeira da sua oficina automotiva. Afinal, é indispensável que um gestor saiba, com precisão, como está a sua receita, suas despesas e, enfim, como deixar essa balança mais favorável.

Quando bem feito, o controle financeiro permite que você:

  • tenha controle das contas a pagar e a receber, diminuindo o risco de terminar o mês com dívidas por falta de organização;
  • projete o seu fluxo de caixa, o que ajuda a planejar o crescimento da sua oficina de forma financeiramente sustentável e investindo de forma mais inteligente;
  • faça as compras para seu estoque de maneira mais precisa, evitando gastos desnecessários.

Em suma, o fato é que ser financeiramente organizado impacta em todas as outras partes do negócio, desde a gestão de pessoas até a sua capacidade de planejar o crescimento da sua oficina e próximos investimentos que podem ser feitos. 

Fazer o controle financeiro na sua oficina é mais fácil do que você imagina

Mesmo sendo tão positivo, nem todas as empresas de serviços automotivos fazem o controle financeiro, seja por não saber a importância ou como fazer. Não é novidade que isso é reflexo de um problema que atinge o empreendedorismo brasileiro como um todo. A exemplo disso, de acordo com um levantamento do Sebrae-SP, menos de 17% dos empresários do estado realizam a gestão financeira básica de seus negócios, o que é fator determinante no alto número de empresas que fecham todos os anos.  

Houve um tempo em que, de fato, ter um bom controle financeiro demandava muito tempo de trabalho dedicado a fazer contas e organizar todas as entradas e saídas que aconteciam ao longo dos dias, meses e anos. Mas, por sorte, isso não precisa mais ser assim.

Entretanto, hoje em dia, é possível registrar todos os processos e cálculos de maneira muito mais prática. Mais do que isso, é possível ter relatórios gerados automaticamente que permitem obter todas essas informações de forma mais organizada. Tudo isso é possível desde o plano mais básico da Oficina Inteligente.

Conte sempre com a Oficina Inteligente!

Com a Oficina Inteligente, o sistema de gestão online para oficinas automotivas mais completo do mercado, você faz a gestão de todas as informações relacionadas ao controle financeiro da sua oficina sem dor de cabeça e de forma personalizada. Confira como isso é possível através do nosso sistema:

Animado para gerenciar as finanças da sua oficina com a gente? Conheça nossos planos e entre em contato conosco.

< Voltar

Deixe um comentário