Financeiro, Gestão e operação,

A importância do controle de estoque na oficina automotiva

O controle de estoque em uma oficina automotiva é um dos pontos fundamentais para mantê-la organizada e, consequentemente, garantir um trabalho eficiente e com bons resultados.

Neste artigo, listamos os principais benefícios trazidos pelo gerenciamento bem feito deste setor no seu negócio. Lembramos, ainda, que é essencial que esse processo seja feito através de um sistema para que você possa usufruir dessas vantagens.

1. Gerenciamento otimizado do espaço da oficina

O primeiro, e talvez o mais evidente, benefício de um controle de estoque adequado é a melhora na distribuição do espaço e na logística do pátio da sua oficina automotiva. Com isso, ao realizar um serviço, todos os funcionários saberão onde cada peça está ou, pelo menos, onde pode ser localizada, o que proporciona mais agilidade na execução dos serviços.

2. Previsão financeira

Ter um cadastro dos produtos que entram e saem da sua oficina é extremamente importante para que você consiga coordenar os serviços prestados e gerir a relação entre gastos e lucros do seu negócio de forma equilibrada. Isso ocorre porque esses registros permitem que você analise a frequência dessas entradas e saídas e, a partir disso, estruture os seus gastos de forma muito mais precisa.

“Controlar as entradas e especialmente o consumo de materiais é uma das funções mais básicas de qualquer empresa. Nem por isso é uma função menos importante, na medida em que os materiais representam cerca de 60% dos custos de um negócio.”

Sebrae

Além disso, o conhecimento que você adquire a partir desses registros é um forte aliado no planejamento de pedidos com os seus fornecedores. Isso ajuda a garantir mercadoria disponível e até mesmo melhores condições de negociação, otimizando assim os investimentos em estoque na sua oficina automotiva.

3. Uso estratégico dos seus recursos

O controle de estoque bem feito em uma oficina é o primeiro passo para aprimorar a qualidade do seu trabalho. A partir dele, sua oficina ganha mais organização e, consequentemente, produz mais. Isso se reflete no atendimento, uma vez que você passa a prestar um serviço com qualidade e rapidez.

Outro ganho é a possibilidade de estudar melhores soluções para o seu cliente. Isso é possível já que um estoque bem gerido permite que você analise a oportunidade de oferecer promoções e baratear serviços que envolvam materiais que estão sobrando, por exemplo.

4. Um controle de estoque é fundamental na redução de perdas

Além de diminuir a taxa de desvios e perda de produtos na sua oficina por desorganização ou conduta inadequada, o controle de estoque apurado também diminui as perdas por prazo de validade.

Logo, com um maior controle sobre as mercadorias vencidas, fica mais fácil realizar uma gestão de resíduos adequada na sua oficina.

Controlar o estoque da oficina é um desafio, mas nós temos a solução

Com a Oficina Inteligente, você realiza um controle de estoque ágil, facilitado e integrado com outros setores da sua oficina. Além disso, você ainda conta com 8.000 produtos pré-cadastrados para centros automotivos e mecânicas e mais de 2.500 produtos para Trocas de Óleo. E o melhor: tudo 100% online.

Acesse o nosso site e descubra como o nosso sistema pode transformar a gestão da sua oficina.

< Voltar

Deixe um comentário