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Como precificar os serviços da sua oficina automotiva

Definir o preço correto a se cobrar por um serviço é uma das principais dificuldades de donos e gestores da reparação automotiva. Afinal, não é uma tarefa fácil: é preciso considerar os diversos fatores envolvidos, e, para isso, é necessário ter uma gestão de oficinas relativamente madura. Porém, não se desespere! Trouxemos um guia passo a passo para você precificar os serviços da sua oficina sem dor de cabeça e, principalmente, sem ficar no prejuízo.

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Por que é importante precificar os serviços da sua oficina de forma adequada?

Definir um preço a partir dos cálculos necessários é importante não só para você atrair e fidelizar clientes. O fato é que esse tipo de operação – a gestão de preços – é essencial para garantir a lucratividade da sua oficina e atingir suas metas e projeções de faturamento. Afinal, preços baixos demais prejudicam a sua margem de lucro, o que pode comprometer o crescimento da sua empresa – ou pior, a sobrevivência dela.

Além disso, precificar os serviços da sua oficina corretamente contribui para a visão que o cliente tem do seu trabalho. Nesse caso, preços muito baixos podem levar o consumidor a questionar a qualidade do seu serviço. Por outro lado, preços muito altos podem afastar clientes em potencial e comprometer o seu negócio na mesma medida. Isso é ainda mais perigoso se eles não estiverem alinhados com a realidade do seu público e do mercado.

Logo, para fixar valores justos para a mão de obra da sua oficina, siga os passos que relacionamos na sequência deste post.

1. Levante e faça um controle efetivo de todos os custos operacionais da sua oficina

Precificar o serviço da sua oficina sem saber quanto você gasta para fazê-lo é prejuízo na certa. Logo, antes de pensar em preços, é necessário levantar e analisar os custos envolvidos no funcionamento e operação da sua empresa. Para facilitar e apurar esse processo, classifique os gastos de acordo com as seguintes categorias:

  • Custos fixos: envolvem o básico para manter o serviço funcionando e independem da quantidade de serviços que você presta no mês (aluguel, água e luz, telefonia, folha de salários, internet, assinatura ou licença de softwares, manutenção regular de equipamentos…)
  • Custos variáveis: são, na maioria, originadas a partir de eventos ou fatores que não estavam no planejamento dos gastos da oficina, como manutenções de emergência e substituição de equipamentos por quebra. Alguns deles, ainda, dependem do volume do trabalho no mês, como, por exemplo, horas extras e reposições emergenciais de estoque em épocas de pico.
  • Custos diretos: estão ligados à prestação do serviço em si. Nesse sentido, considere todas as etapas necessárias e os produtos envolvidos para realizá-lo.
  • Custos indiretos: correspondem ao que é necessário para manter as operações da empresa, mas não estão diretamente ligados aos serviços prestados. Se forem cortados, a operação da oficina não vai ser comprometida (serviços de segurança, contabilidade, limpeza etc.).

2. Mapeie a quantidade necessária de horas para cada serviço

É importante ter em mente que o mapeamento de horas de trabalho é importante não apenas para uma precificação adequada na sua oficina. Esse processo também é fundamental para manter um controle de prazos e a qualidade do seu serviço, o que ajuda significativamente na gestão de tempo da sua equipe.

Dessa forma, você também ganha previsibilidade diante de alterações no movimento da sua oficina. Um exemplo claro disso é o tradicional pico de movimento nos finais de ano. Diante deles, você consegue ter uma visão clara da capacidade de atendimento da sua estrutura e faz as alterações necessárias de forma inteligente e mais eficaz.

3. Relacione quais equipamentos, ferramentas e peças necessários para a realização de cada um deles

Esse levantamento é especialmente importante porque alguns serviços podem exigir a utilização de um equipamento mais moderno (o que geralmente eleva o custo do serviço) ou a substituição de uma peça legítima (que geralmente é mais cara). Nesse momento, não se esqueça de também computar o custo para manter o bom estado de cada ferramenta ou equipamento envolvido.

4. Divida o total de custos fixos pelas horas de serviço

Com os dados das etapas anteriores, faça esse cálculo também pensando na relação custo-benefício de oferecer determinado serviço. Com isso, você consegue analisar se a demanda pelo serviço cobre os gastos que ele exige para a sua execução – principalmente se a sua oficina cobra por hora trabalhada.

5. Pesquise o preço dos concorrentes

Esse passo, parte de um processo chamado benchmarking, ajuda não apenas a alinhar os seus preços para não perder os seus clientes para a concorrência. Ele também contribui para elaborar estratégias mais eficientes e promover melhorias para aumentar vendas e faturamento.

Isso ocorre porque o benchmarking permite que você veja a si mesmo a partir dos concorrentes e tenha uma noção exata do seu posicionamento no mercado. Assim, ao identificar os pontos negativos e positivos de cada um deles, você consegue realizar uma análise do seu próprio negócio a partir das características das outras oficinas, identificando o seu diferencial e as suas fragilidades. A partir disso, fica muito mais fácil investir nas melhorias certas e promover a sua marca da forma certa.

6. Analise o poder aquisitivo do seu público

Essa etapa é essencial para alinhar os seus preços com a realidade dos clientes que frequentam a sua oficina. Além disso, é nesse momento em que se analisa, por exemplo, se cabe oferecer certos tipos de serviço, levando em consideração a sua demanda entre os consumidores.

Se você ainda não sabe como realizar essa etapa, uma das melhores recomendações é a boa e velha pesquisa de mercado. Embora seja trabalhosa, ela traz a segurança que você precisa para definir os serviços da forma certa para as pessoas certas.

7. Considere os custos com treinamento de equipe

É fato que o treinamento contínuo é essencial para manter um bom atendimento e qualidade técnica em todos os serviços oferecidos. Por isso, você deve, sim, computá-los na precificação dos serviços da sua oficina (e, principalmente, promovê-los sempre para a sua equipe).

8. Defina a margem de lucro ideal

Para definir uma margem de lucro boa para você e para o seu cliente, é importante levar em consideração dois pontos: a realidade da sua empresa e quanto o cliente está disposto a pagar. Além disso, não se esqueça de ter em mente tanto o lucro bruto quanto o líquido neste momento. Dessa forma, você vai definir preços para a sua oficina de forma mais justa.

Conquiste uma gestão madura para precificar os serviços da sua oficina da forma certa

Em um processo tão minucioso e delicado como a gestão de preços, uma gestão madura e o uso de ferramentas como um sistema ERP fazem toda a diferença. Diante disso, a Oficina Inteligente, o sistema de gestão online mais completo para o ramo da reparação automotiva, fornece tudo o que você precisa para conquistar esse controle e facilita a precificação dos serviços da sua oficina.

Com o nosso sistema, você consegue fazer uma gestão completa dos seus gastos e recebimentos. Assim, você obtém facilmente todos os dados que você precisa para relacionar os custos envolvidos na realização de cada um dos serviços da sua oficina. Além disso, você pode contar com ferramentas adicionais que facilitam ainda mais os seus cálculos, como o markup por grupo de produtos.

Com todas essas vantagens, não há motivos para deixar de ter esse aliado na sua oficina. Entre em contato com os nossos especialistas e descubra como a Oficina Inteligente pode ajudar não só a definir o preço da mão de obra da sua oficina, mas também em muitas outras operações importantes do seu negócio.

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