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5 dicas para aumentar a margem de lucro e o fluxo de carros na sua oficina de troca de óleo

Ampliar o potencial dos ganhos e atrair mais clientes são os principais desafios dos donos de oficinas de Troca de Óleo. Por isso, preparamos cinco dicas para aumentar a margem de lucro e o fluxo de carros na sua oficina de troca de óleo. Confira neste artigo a seguir.

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1. Oriente seu cliente sobre a importância de trocar o filtro e ofereça outros serviços

É senso comum entre os profissionais do ramo e altamente recomendável que, a cada troca de óleo, o filtro de óleo também seja trocado. O problema é que muitos clientes não sabem disso. Por isso, é muito importante que a pessoa responsável pelo atendimento explique que trocar o óleo sem trocar o filtro é como beber água limpa em um copo sujo.

Com essa simples recomendação, além de instruir corretamente o seu cliente, você terá um aumento nos seus ganhos, uma vez que os filtros de óleo permitem uma margem de lucro maior.

Além desse serviço, você também deve pesquisar o oferecimento de diversos produtos, acessórios e serviços leves que possam interessar seu cliente, como a limpeza do filtro de ar condicionado e a higienização do carro. Para isso, é importante também estar sempre atento às novidades em serviços automotivos e oportunidades de negócio.

2. Lembre o seu cliente quando o momento para uma nova troca de óleo chegar

Uma boa maneira de conquistar um cliente é mostrar profissionalismo e proatividade também no pós-venda. Por isso, você pode enviar um SMS ou uma mensagem pelo WhatsApp toda vez que um cliente realizar a troca de óleo na sua oficina. Entre um e outro, lembre-se de o SMS ainda vence em eficiência: 98% das pessoas que recebem um acabam visualizando a mensagem.

No texto, agradeça o seu cliente pela preferência e informe-o que, quando o prazo para a próxima troca de óleo estiver chegando, você enviará outra mensagem para lembrá-lo. Assim, além de transmitir o profissionalismo e proatividade, você aumenta as chances do cliente dar preferência à sua oficina de Troca de Óleo quando ele precisar deste serviço novamente. 

3. Pesquise e ofereça uma boa variedade de produtos para o seu cliente

Como você sabe, existem diversas marcas e especificações de óleos, sejam eles sintéticos ou minerais. Por isso, para atender tanto os clientes mais exigentes, quanto os clientes que preferem soluções mais econômicas, é importante que você tenha uma boa variedade de produtos para oferecer na sua oficina.

Com essa mesma estratégia, também é possível que você ofereça produtos similares que permitam uma margem de lucro maior.

4. Faça a precificação de forma inteligente

Precificar produtos e serviços é uma tarefa que exige levar em conta, além da margem de lucro, outros fatores, tais como o público, a concorrência ou o custo. Por isso, também é muito importante que você faça essa precificação de forma inteligente.

Uma prática muito utilizada por empresas de todo o tipo, mas que muitos donos de troca de óleo não fazem, é utilizar preços quebrados. Nessa estratégia, os valores com centavos tendem a fazer com que os clientes percebam o preço de forma mais positiva.

5. Mantenha um padrão de atendimento profissional

Transmitir confiança e profissionalismo na hora do atendimento é essencial para qualquer tipo de negócio e faz a diferença no segmento de serviços automotivos. Neste momento, pequenas atitudes fazem muita diferença, e é importante que você treine a sua equipe para praticá-las em todo e qualquer atendimento.

Um exemplo bem prático disso acontece no momento de passar um preço para o cliente. Ao utilizar o leitor de código de barras para passar o preço, você vai transmitir mais credibilidade e transparência. Mesmo que você saiba o preço de cabeça, o gesto mostra que você está bem intencionado. 

Dica extra: utilize a Oficina Inteligente para otimizar o gerenciamento da sua troca de óleo

Através da Oficina Inteligente, você administra o funcionamento da sua troca de óleo com mais praticidade e, de quebra ganha mais tempo para realizar suas tarefas. Nosso sistema possui uma série de recursos desenvolvidos especialmente para o seu tipo de segmento, garantindo mais praticidade e a agilidade que a sua oficina precisa.

Entre eles, uma das ferramentas mais procuradas pelos nossos clientes do segmento é, sem dúvida, o recurso de campanhas de fidelização de clientes. Com ele, é possível você agendar e personalizar os disparos de SMS com lembretes de prazo para nova troca de óleo.

Confira, neste vídeo, um pouco mais sobre este recurso:

Ficou interessado em nossos recursos? Entre em contato com a gente e tenha uma demonstração gratuita de como a Oficina Inteligente pode acelerar a gestão da sua oficina de troca de óleo.

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