Gestão e operação,

3 mitos e 1 verdade sobre sistemas de gestão para oficinas

Você, como dono de oficina, certamente já se deparou com a necessidade de algum tipo de ajuda para facilitar o controle da sua operação e as contas do seu negócio. Afinal, chega o momento em que as planilhas não dão mais conta do cruzamento de informações que você precisa para tomar a decisão certa. Diante disso, o mercado oferece uma gama variada de sistemas de gestão para oficinas que prometem resolver esses e outros problemas.

Por outro lado, lidar com esse tipo de tecnologia pode ser algo bastante complicado se você ainda não está familiarizado com ela. Além dos conhecimentos sobre o funcionamento do sistema em si, é natural que muitos profissionais da reparação tenham uma falsa impressão sobre o que ele pode fazer pela sua oficina.

Pensando nisso, neste post, vamos falar sobre mitos e verdades sobre sistemas de gestão desenvolvidos para o seu negócio. Continue a leitura e prepare-se para desfazer preconceitos sobre essa tecnologia de gerenciamento para a sua oficina.

banner com anúncio de sistema de gestão para oficinas automotivas
Publicidade – clique e saiba mais

MITO: Sistemas de gestão para oficinas são muito complicados. É melhor fazer o controle manual ou utilizando planilhas.

Na verdade, o que realmente é difícil é gerenciar uma empresa como se deve. Para você ter uma ideia, de acordo com o Sebrae, a taxa de mortalidade de um comércio após 5 anos de idade no Brasil chega a mais de 30%.

Afinal, é fato que manter as contas em dia e atender às exigências do ramo requer maturidade e disciplina. Isso é ainda mais necessário à medida que sua oficina prospera e deixa de se enquadrar em uma categoria empresarial simplificada, como a de Microempreendedor Individual (MEI). Comparar dados, traçar fluxos da operação e fazer cálculos mais complexos passa a ser algo essencial para manter a saúde da sua oficina.

Nesse sentido, chega o momento em que fazer controles manuais passa a ser algo cada vez mais custoso, trabalhoso e, principalmente, perigoso. Você passa a precisar gastar um tempo que você não tem, além de correr atrás de informações e cálculos que muitas vezes não domina completamente. O resultado disso é bastante previsível: informações ficam de fora, erros começam a aparecer e, no final das contas, você perde completamente o controle do seu negócio.

Um sistema de gestão para oficinas, por sua vez, facilita todo esse trabalho, pois realiza muitas dessas operações automaticamente. Ele conta com recursos, cálculos e ações pré-programadas para que você tenha as informações que precisa sem fazer cálculos e cruzamentos manuais. Assim, essa tecnologia elimina erros e não deixa nenhum dado de fora, garantindo uma gestão precisa e resultados seguros para a melhor decisão.

MITO: Um sistema de gestão precisa fazer tudo pelo meu negócio.

Como falamos no mito anterior, um sistema de gestão automatiza muitas atividades e operações da sua rotina de gerenciamento. Porém, para que os resultados sejam precisos e efetivos, é necessário que você alimente o sistema com dados.

Para entender como a lógica funciona, imagine um carro. Ele é uma invenção revolucionária nos transportes por ser capaz de levar pessoas de forma muito mais rápida a qualquer lugar, além de carregar um peso impossível para humanos com outros meios de transporte mais arcaicos. Entretanto, ele precisa de combustível e de um motorista para cumprir o seu propósito.

Da mesma forma, um sistema ERP precisa de dados da oficina e de pessoas que os insiram para que ele possa computá-las e fornecer as informações estratégicas que você precisa.

MITO: Para uma gestão completa, você precisa utilizar todos os recursos do sistema.

Um sistema de gestão segmentado (como a Oficina Inteligente é para oficinas automotivas) possui uma ampla gama de recursos para cobrir necessidades de cada um dos diferentes tipos de empresa que ele abarca. Por isso, é natural que você nunca chegue a utilizar determinadas ferramentas simplesmente porque elas não são necessárias ou não se aplicam ao dia a dia do seu tipo de oficina.

Um exemplo que se aplica ao nosso sistema é o recurso de Venda Balcão, que geralmente é usado apenas por oficinas de troca de óleo e outros estabelecimentos da reparação automotiva que trabalham com vendas rápidas.

VERDADE: Eu preciso de uma equipe disposta a trabalhar com o sistema para a minha gestão dar certo.

Ter o engajamento do seu time é um requisito essencial não só para fazer uma gestão adequada, mas também para a saúde da sua operação como um todo a curto e longo prazo. Sabemos que isso não é uma tarefa fácil, principalmente quando o assunto é implantar uma nova tecnologia na oficina. No caso de um sistema de gestão, a situação complica ainda mais porque isso envolve novas tarefas para toda a equipe. Por isso, é importante que você sempre reforce os seguintes pontos com o seu time:

  • a tecnologia não está ali para puni-los, e sim para trazer segurança para eles próprios na hora de apurar alguma situação;
  • saber lidar com sistemas de gestão é um diferencial visto com bons olhos (e até mesmo exigido) pelo mercado de reparação moderno;
  • ter dúvidas ao operar o sistema é normal e faz parte do aprendizado.

Leia mais: Como manter uma equipe motivada em sua oficina mecânica

Confira outros mitos e verdades sobre sistemas de gestão para oficinas com o fundador da Oficina Inteligente

Atualizar e orientar o ramo da reparação rumo ao sucesso é uma das missões da Oficina Inteligente, empresa responsável pelo sistema de gestão para oficinas automotivas mais completo do mercado. Nesse propósito, seu fundador, Cesar Coimbra, recentemente discutiu essas e outras opiniões que circulam no setor a respeito desse tipo de tecnologia. Você pode conferir o resultado nesta live imperdível conduzida pelo consultor automotivo Jeison Cocianji, do canal Auto Motive Oficial:

Conte com a gente para transformar a sua gestão

Com a Oficina Inteligente, você conta com um time de consultores especializados para orientar a sua equipe durante a implantação do nosso sistema, além de uma equipe de suporte pronto para ajudá-los sempre que alguma dúvida surgir. Assim, você e os seus colaboradores terão toda a segurança e apoio necessários para aproveitar tudo o que o nosso sistema de gestão oferece.

Pronto para ter uma nova visão sobre gestão de oficinas? Entre em contato com a gente agora mesmo e descubra como o nosso sistema pode ajudar você a transformar o seu negócio.

< Voltar